O que você não sabia sobre vinho branco

É bem provável que muitos leitores surpreendam-se, com mais essa...

É sabido que o vinho tinto, dependendo da cepa, tem um maior potencial de benefícios à saúde, em função do elevado tempo de contato com as cascas e sementes, durante a vinificação.

É sabido que o vinho tinto tem mais reconhecimento entre os apreciadores da bebida de Bacco, do que o vinho branco.

Se uma coisa tem relação com a outra? Talvez. Mas, o certo é que nem sempre foi assim. Pelo contrário.

Desde a Antiguidade, o vinho branco era considerado um vinho mais “elitizado” que o vinho tinto, acredite!

Primeiro, vamos voltar no tempo.

Evidências arqueológicas indicam que o cultivo de uva e produção de vinho começaram em algum momento entre 6.000 e 4.000 a.C.

Mas as videiras de uva branca teriam surgido, no Egito, apenas mais tarde, entre 2.000 e 1.000 a.C. Sendo as uvas brancas mais raras, a vinificação delas era confiada apenas aos melhores profissionais, e o consumo desse vinho era reservado ao faraó e à elite da sociedade egípcia.

Mais tarde, entre os gregos, o vinho branco continuou desfrutando um status superior ao do vinho tinto, até mesmo porque o sabor adocicado era uma regalia, um privilégio de poucos, pois as fontes de açúcar ainda eram raras e valiosas.

O mesmo aconteceu na sociedade romana, onde o vinho branco era um produto de luxo, caríssimo e acessível a poucos.

Antes que alguém contra-argumente, afirmando que todo vinho era um produto de luxo, branco ou tinto, vamos esclarecer: o vinho era adicionado à água, para higienizá-la. E como isso não era um luxo, e, sim, uma necessidade, o vinho era adicionado à agua servida às crianças, aos servos, aos soldados, aos escravos. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Mas o vinho branco, ao contrário, era, sim, puro luxo. Ou como diriam atualmente, vinho ostentação... Capaz de distinguir socialmente a aristocracia romana!

Mesmo durante a Idade Média, quando o legado do vinho romano passou para o controle da Igreja, o vinho branco continuou a desfrutar de uma condição especial. Era reservado, pelos monges e pelo poder feudal, às elites políticas e religiosas, detentoras de maior poder financeiro durante esse longo período da história.

Somente a partir do século 20, na verdade, é que o vinho tinto superou o status do vinho branco na preferência, ou no reconhecimento, dos amantes da bebida, provavelmente porque a exaltação de suas qualidades levavam à dedução de uma superioridade qualitativa.

Definitivamente, não há nada de errado em apreciar, ou até mesmo preferir, vinhos brancos! Historicamente falando, inclusive, teria até bastante lógica!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em