Nemea Grande Reserve

Recomendação Tintos&Tantos

Nemea Grande Reserve

Pense em um clássico. Porém pense em um clássico que consegue, ao mesmo tempo, ter uma boa pitada de excentricidade. Esse é o vinho!

Um vinho de origem grega. Isso já diz muito sobre ser clássico e excêntrico ao mesmo tempo, não é?

Mas, como se não bastasse, um dos grandes nomes do vinho grego: Nemea, a denominação de origem dos vinhos do Peloponeso produzidos exclusivamente com a uva Agiorgitiko. Nemea, a denominação de origem dos vinhos tintos mais famosos da Grécia.

A uva Agiorgitiko é uma variedade de pequenos cachos formados por bagos também pequenos. A pele espessa e escura é fonte de muitos compostos que podem proporcionar boas qualidades ao vinho elaborado com essa uva.

Nemea é um vinho que traz uma lenda. Hércules, após concluir o primeiro de seus doze trabalhos, que era derrotar o leão de Nemea, salvando o povo dessa terrível criatura, teria matado sua sede com esse vinho. Por isso Nemea leva o apelido de “Sangue de Hércules”.

O que faz esse rótulo ser um Grande Reserve é seu amadurecimento e envelhecimento. São dois anos em barris de carvalho francês e depois mais pelo menos outros dois anos quietinho na garrafa, desenvolvendo seu caráter, antes de ser posto para comercialização.

Aqui valem parênteses... Viu que diferenciamos, logo acima, amadurecimento e envelhecimento? É porque, tecnicamente, são coisas distintas. O vinho amadurece durante seu processo de vinificação, e envelhece depois de engarrafado. Mas, na verdade, a diferença entre esses termos é um preciosismo, que não precisa ser levado tão a sério. Na dúvida, deixe para levar a sério o vinho, não os termos que o definem.

Quem produz o Nemea Grande Reserve é a vinícola Cavino, que está presente com seus rótulos de vinhos e de destilados em mais de 40 países! Aqui para o Brasil, quem traz esse vinho é a importadora Winelands.

Como todo bom clássico, seus aromas e sabores são ricos e complexos. Frutas negras como ameixas e amoras, especiarias picantes como anis e alcaçuz, chocolate e baunilha são os que mais se destacam.

E o que chama a atenção é a perfeita combinação de suas virtudes. Acidez equilibrada, taninos macios, teor alcoólico balanceado (de 13,5%, aliás) e um final muito longo no palato e na memória.

Degustamos um exemplar da safra de 2009, que ainda tem muito chão pela frente, podendo envelhecer muito bem por alguns anos, ainda!

E, assim como fizemos, sugerimos um breve período de decantação para esse vinho, para que todo o potencial do Nemea Grande Reserve seja devidamente explorado. Uma opção ao uso do decantador é o aerador, que preserva o vinho na própria garrafa, mas promove sua oxigenação. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Para harmonizar, nossa dica é combiná-lo com uma farta mesa de queijos como parmesão ou provolone, e também de embutidos como salames, e presunto parma.

A temperatura ideal de serviço do Nemea Grande Reserve é de aproximadamente 18°C.

Para finalizar, se quiser conhecer outro vinho grego que recomendamos, produzido pela mesma vinícola, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em