Criaderas e Solera

Conhece esse sistema de envelhecimento de vinhos, utilizado para vinhos fortificados, entre eles o Jerez? Bom, primeiro vamos à história... 

A região da Andaluzia, onde se produz Jerez, tem tradição de vitivinicultura de mais de 3.000 anos, comprovada pela arqueologia. Desde o século 13 ou 14, pelo menos, os vinhos de Jerez são fortificados, tendo desempenhado um importante papel durante o período das Grandes Navegações.

A fortificação, ao adicionar aguardente vínica, é um processo que proporciona maior longevidade ao vinho, condição importante para o transporte por meses e anos em alto mar.

E quem era o principal mercado consumidor dos vinhos de Jerez, nesse cenário? Os ingleses, mestres dos mares na época...

Pois bem. Os ingleses tinham uma demanda: queriam um vinho com resultados menos variáveis a cada safra. Como os produtores resolveram essa questão? Desenvolvendo o sistema de mesclagem e envelhecimento de vinhos, que ficou conhecido como Sistema de Solera, ou Sistema de Criaderas e Solera.

Como isso funciona?

É um sistema dinâmico, no qual misturam-se vinhos de diferentes etapas do processo de envelhecimento, combinando diferentes safras, de modo a perpetuar um mesmo resultado através dos anos.

O termo solera deriva da palavra solo (em espanhol, suelo). Criaderas, por sua vez, são incubadoras. O que isso tem a ver com vinho? Tudo.

Imagine uma pilha de barricas cheias de vinho. As mais próximas do chão são as soleras, que contêm o vinho mais velho. As de cima são as criaderas. Quanto mais alta estiver uma barrica, nessa pilha, mais jovem é o seu vinho.

De tempos em tempos, retira-se um pouco do vinho das soleras, para ser engarrafado. O barril fica parcialmente vazio, e é preenchido com o líquido da 1ª camada de criadera, que por sua vez, parcialmente vazia, é preenchida com líquido da 2ª camada de criadera, e assim por diante.

Ou seja, o Jerez pronto para o engarrafamento é retirado das soleras, somente depois de ter passado por todas as camadas. Assim misturam-se vinhos de diferentes safras, garantindo um resultado mais consistente ao longo dos anos, ao eliminar as variações que ocorrem entre as diferentes colheitas. 

O sistema de solera garante que o vinho envelhecido beneficie-se não apenas pelo desenvolvimento de suas características ao longo do tempo, mas também pelo frescor dos vinhos mais jovens aos quais ele se mistura, influenciando a natureza do vinho de uma maneira única.

Além disso, é o sistema de solera que proporciona as condições necessárias para o envelhecimento biológico dos vinhos de Jerez, no qual forma-se uma camada de levedura chamada fermento flor, que protege o vinho do oxigênio. A adição de vinhos jovens provê os micro-nutrientes essenciais para a manutenção da levedura, e a transferência contínua de vinhos estimula a regeneração e o crescimento do fermento.

Solera é, sem dúvida, uma arte. Não é à toa que vinhos de Jerez, envelhecidos a partir desse sistema, tornam-se tão especiais. Então, para encerrar, se quiser ler mais sobre Jerez, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em