Portugal

Mundialmente famoso pelos fortificados vinhos do Porto e Madeira, Portugal tem cada vez mais atraído a atenção, também, pela ampla gama de estilos de vinhos excepcionais que produz.

Além dos refrescantes Vinhos Verdes, o país, que conta com 14 regiões vinícolas bem definidas, cada qual com seu estilo e identidade.

Desde a entrada do país na União Europeia, em 1986, novas áreas foram criadas, com mais regras e castas permitidas. Quem segue rigorosamente essas regras, pode ostentar em seus rótulos os selos de Denominações de Origem Controlada, que são a segurança de autenticidade da qualidade e da representatividade de um terroir.

As vinícolas portuguesas estão aproveitando ao máximo a ampla gama de variedades locais à sua disposição, afinal são mais de 250 uvas nativas, capazes de produzir vinhos peculiares e deliciosos. Assim, a maioria das uvas utilizadas na produção dos vinhos portugueses são variedades nativas de Portugal, daí o caráter único e tentador dos seus vinhos!

Veja a seguir as principais uvas portuguesas:

 Castas tintas

Além da Touriga Nacional, considerada a alma dos vinhos portugueses, procure também pelas uvas Baga, Castelão, Touriga Franca, Tinta Roriz e Trincadeira, entre outras.

Vinhos que atraem muita atenção são os tintos finos e secos do vale do Douro, produzidos com as mesmas variedades do Porto, como Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Os tintos intrigantes, aromáticos e estruturados da região vizinha, o Dão, podem ser também muito bons. Procure pela caprichosa casta chamada Baga, muito importante na região do Dão, além de ser a responsável pelos melhores vinhos da região da Bairrada.

Mas não deixe de fazer uma boa viagem pelo território do país. O Alentejo, por exemplo, está entre as regiões vitivinícolas das mais interessantes. Se quiser conhecer mais sobre os vinhos do Alentejo, clique aqui.

 Castas brancas

Portugal também oferece excelentes uvas brancas nativas, sendo as mais importantes a Alvarinho, Arinto, Encruzado e Fernão Pires.

Os entusiastas dos brancos leves, ligeiros e refrescantes devem procurar pelos vinhos do norte do Minho, lar do Vinho Verde. Embora Portugal não seja conhecido por produzir grandes vinhos brancos, um deles, o Vinho Verde, sacia a sede, é refrescante e costuma ser acessível. Para ler mais sobre Vinhos Verdes, clique aqui.

Lembrando sempre que, para quem aprecia vinhos fortificados, Portugal certamente é o paraíso. Se quiser entender melhor as diferenças entre vinho do Porto e Madeira, clique aqui.

 




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em